ALIJÓ | Pinhão, a pérola do Douro

Apesar de relativamente recente, Pinhão é uma das mais emblemáticas localidades da Região do Douro. Tornou-se no principal entreposto logístico do Vinho do Porto e, com a chegada do comboio, veio a tornar-se numa das principais atrações turísticas da região.

 

Pinhão é uma vila ribeirinha ao Douro, pertencente ao concelho de Alijó. É o centro nevrálgico e importante entreposto logístico da Região Demarcada do Douro.

Comparativamente com as demais povoações da região, Pinhão é uma localidade recente, não tendo o encantamento de outras terras históricas com os seus castelos medievais. A vila foi fundada já no século XIX para servir de apoio às quintas da região por causa da necessidade de acomodar as pessoas ligadas à produção do Vinho do Porto. Mas, desde cedo, a vila tornou-se num importante centro para a região. No início, o transporte das pipas de vinho era feito em barcos Rabelos que desciam o Douro até às caves em Vila Nova de Gaia. Depois, com o transporte ferroviário, os barcos foram relegados para segundo plano e, mais tarde, o transporte rodoviário, mais rápido e económico, veio substituir o comboio.

Percorra as ruas da vila de Pinhão e passeie pela bonita zona ribeirinha com os seus Rabelos e os grandes barcos de cruzeiro. Se tiver oportunidade, aproveite para dar um passeio de barco. Vai ver que não se arrepende e a paisagem vista do rio parece ter outro encanto. Existem passeios em Rabelos com a duração de uma ou duas horas (Pinhão-Tua-Pinhão).