AMARES | Uma galeria ao ar livre

Localizada em Amares, o Solar das Bouças é uma quinta com muita história que data já do século XVII, mas que nunca cai no esquecimento. Falamos de uma majestosa casa – o solar – com cerca de 37 hectares (sendo que 24 estão preenchidos com castas de uva), construída no centro de uma quinta, rodeada de natureza, bosques e bouças. Este espaço oferece uma série de atividades ao seu visitante: desde provas de vinhos a passeios pelos jardins ou mesmo uma estadia inesquecível: não há quem fique indiferente.

As primeiras referências da propriedade vêm do século XVII, com as várias gerações da família Pinheiro de Almeida, que estiveram na posse da quinta até meados de 1970. O que acontece é que, há pouco mais de 50 anos, o Solar estava praticamente em ruínas, até ser adquirido por Albano Castro Sousa, que introduziu as primeiras plantações de vinho verde, dando uma nova vida ao local. Esta ideia de sucesso permitiu-lhe lançar a marca Solar das Bouças, marca de referência e de qualidade até à contemporaneidade.
Esta foi uma das primeiras quintas a produzir e comercializar vinho engarrafado e rotulado, curiosamente, em paralelo com o palácio da Brejoeira. Manteve-se sob a posse de Castro Sousa até à década de 90, altura em que passa para as mãos da família Van Zeller, que a geriu até 2018. Atualmente, a quinta pertence a uma sociedade de investimentos, liderada por António Ressurreição, que afirma que a entrada neste negócio foi inteiramente movida por uma forte paixão.