A pitoresca vila de Armamar fica em pleno território da Região Demarcada do Douro, mas aqui as grandes áreas de vinha dão lugar a pomares de macieiras a perder de vista. Nem só do vinho e da vinha se vive por estas paragens. Armamar também é terra de maçã.
Armamar é uma pequena vila localizada numa encosta apenas a quatro quilómetros da margem esquerda do rio Douro. Curiosamente, no meio de uma região caracterizada por uma paisagem marcada por montes e vales repletos de vinhas em socalcos, Armamar é um dos maiores produtores nacionais de maçã, ostentando o título de “Capital da Maçã de Montanha”.
Inserida na região do Douro Vinhateiro, a sua paisagem e economia eram quase em exclusivo dominadas pela produção de vinho. No século XIX, a filoxera e o míldio destruíram uma parte das vinhas e, no século XX, devido às características do solo e do clima começa-se a produzir maçã. Por aqui, as grandes extensões de vinhas deram lugar a enormes pomares de maçãs cujo final a nossa vista não alcança. São maçãs cultivadas a mais de 800 metros de altitude, com grande oscilação térmica entre o verão e o inverno, o que lhes confere características únicas e muito apreciadas: são mais doces, mais rijas e mais sumarentas. Na primavera a paisagem é pintada pelas macieiras em flor e, a partir de meados de agosto, vai poder parar o carro na berma da estrada e provar a doce maçã, imagem de marca deste território.