AROUCA | O mistério geológico das Pedras Parideiras

As pedras parideiras são um mistério geológico que até hoje não é possível descodificar, apesar dos vários estudos realizados para encontrar respostas. Este fenómeno acontece unicamente em Portugal, Arouca, na Aldeia de Castanheira. Este local ganha título de Geossítio, isto é, local de interesse geológico, precisamente à conta deste acontecimento.

 

Este é um fenómeno geológico de relevância internacional, pois não é conhecida outra rocha que tenha estas características em nenhuma parte do mundo, até ao momento.

Em Novembro de 2012 abre ao público o Centro de Interpretação da Pedra Parideira com o objetivo de dar suporte e apoiar os curiosos a entender melhor o fenómeno. O espaço conta com dois núcleos expositivos: o que se encontra no espaço do centro interpretativo, e o núcleo exterior, que se expande a toda área onde é possível encontrar este tipo de rocha granítica, cerca de um quilómetro quadrado.

Pedra Parideira é o nome popular dado pelos locais, que associavam o fenómeno a crenças e superstições. Este já é um acontecimento que remonta para uma civilização completamente diferente da nossa e os primeiros povos que terão tido contacto com as rochas remontam à Idade do Bronze. A geóloga responsável pelo Centro de Interpretação, Alexandra Paz, conta que “os habitantes desde sempre foram encontrando esta pedra nos seus campos, durante os trabalhos rurais e, não sabendo justificar o fenómeno, assumiam que o que estava ali a acontecer se tratava de algo místico”. “Há uma lenda que refere que se as mulheres colocassem o nódulo debaixo da almofada, a sua fertilidade aumentaria, em alusão a estas pedras serem pedras parideiras”, refere.