BARCELOS | Capital do Artesanato

Em Barcelos, o artesanato ligado à olaria tem uma importância histórica e económica que se estende por séculos e séculos de atividade e que determinou a existência de homens e mulheres reconhecidos nesta área em todo o país. Como se não bastasse, nasceu aqui a peça mais representativa e simbólica do nosso país: o Galo de Barcelos.

 

Aliás, a importância das artes e dos ofícios tradicionais no concelho é de tal ordem que motivou o aparecimento de um Centro de Artesanato no centro da cidade, no local mais nobre, o Largo da Porta Nova, onde está sediado na Torre Medieval. Trata-se de um espaço de promoção, comercialização e exposição permanente, onde pode ser apreciado e adquirido o artesanato barcelense nas suas mais diversas vertentes, como é salientado pela autarquia, “num contexto patrimonial de rara beleza, onde ao colorido das peças se junta a simbologia do passado”.

Os bonecos ganharam tal relevância que se tornaram um ícone nacional. Os artesãos acrescentaram-lhes criatividade e génio e, já no século XX, figuras como Ana Baraça, Rosa Ramalho ou Rosa Côta transformaram o figurado de Barcelos num símbolo muito procurado e apreciado no mundo da arte, em Portugal, entre os quais, obviamente, se encontra o galo mais famoso do mundo.

O Figurado e a Olaria, atendendo a toda esta envolvência no contexto etnográfico, económico e social são Produções Certificadas e Protegidas pelo sistema de certificação existente em Portugal e conferem, sem dúvida, o merecido título: Barcelos, Capital do Artesanato.