#a palavra Alfândega tem origem no árabe Alfandagua, que significa estalagem segura. Fé, segundo a lenda, tem a ver com a libertação das donzelas, pois existiria por aqui um rei mouro que obrigava as pessoas das vilas vizinhas a pagarem, como feudo, umas tantas donzelas. A população, liderada pelos cavaleiros das esporas douradas, farta de tal insolência, pegou nas armas e, com o povo das terras vizinhas, lutou contra o soberano, derrotando-o. O rei foi morto e desta forma os alfandeguenses passaram a viver em paz e não mais necessitaram de pagar tão vil tributo. A lenda acrescenta ainda a aparição de Nossa Senhora que, durante a batalha, teria ungido os cristãos com um bálsamo milagroso, que teria trazido os mortos de volta à vida e curado os feridos, daí a designação de Fé.
#do artesanato tradicional destaca-se as cestas de verga e canastras, os trabalhos em couro, os trabalhos na forja e as colchas de linho e de lã.
#a cereja, a castanha, o azeite, a amêndoa são alguns dos principais produtos do concelho, sem esquecer os seus derivados, como é o caso da doçaria e das compotas e dos licores tradicionais. Finalmente, destaque para o fumeiro e para os queijos.