# Possui uma área essencialmente urbana e uma outra marcadamente rural e montanhosa, que integra o Parque Nacional da Peneda-Gerês.
# Castro Laboreiro apresenta ainda um vasto património arqueológico da era dos lusitanos e dos romanos.
# Melgaço foi durante a Idade Média um ponto avançado de defesa estratégica.
# Foi D. Afonso Henriques, em 1170, que levou a cabo o povoamento da vila e a construção da cinta de muralhas, que haveria de ser reforçada, mais tarde, por Afonso III.
# A igreja românica de Paderne data do século XII.
# Em Castro Laboreiro apurou-se uma raça de cães-pastores que adotou o nome da povoação. São cães de guarda, bastante robustos, utilizados para proteger o gado dos ataques dos lobos.
# Da tradição do concelho fazem parte várias lendas, inspiradas nos difíceis e frequentes confrontos com a vizinha Espanha, na defesa do território. É o caso da lenda da Inês Negra que, segundo a tradição popular, travou um duelo contra a Renegada (outra mulher, partidária dos castelhanos), do qual saiu vitoriosa e aclamada pelo povo.
# No segundo domingo de agosto, decorrem as festas concelhias dedicadas à Senhora da Orada. O feriado municipal é na quinta-feira de Ascensão.
# A tecelagem em lã e linho, as mantas de trapos e os bordados de linho e lã são os principais produtos do artesanato da região.