Mirandela

estatística

Coisas & Curiosidades

#Na Festa dos Caretos, a 26 de dezembro, na freguesia de Torre de D. Chama, mascarados recolhem donativos para a igreja; A Festa dos Rapazes e dos Reis decorre a 6 de janeiro, em Vale de Salgueiro.

 

#O artesanato típico consiste na tecelagem (mantas e cobertores de lã), latoaria, albardaria, ferragens, foles, peças de granito e miniaturas de casas tradicionais em xisto.

 

#Duas das lendas mais conhecidas são a Lenda de Mirandela, que pretende explicar o nome da cidade, e a Lenda da Torre de D. Chama. Segundo a primeira, havia um rei que tinha uma orelha de burro e outra de cão (o Rei Orelhão) que não era correspondido na sua paixão por uma princesa. Perante as investidas do Rei, a princesa fugiu em direção ao Tua. Só que o monarca teria receio de descer ao vale e teria ficado longo tempo no alto da serra a tentar vislumbrá-la. Então, alguém lhe perguntou o que fazia, ao que retorqui: “estou à mira dela…”. E assim teria nascido o topónimo Mirandela! Já a segunda lenda pretende explicar o topónimo “Torre de D. Chama” com a história da pouco recomendável Dona Chamorra (pernas de cabra, cara de senhora), uma moura que utilizaria a torre de onde nunca saía, para atrair os cristãos para satisfazer “os seus apetites”. Os homens entravam, mas de lá nunca saíam com vida, até que um jovem cristão a iludiu e logrou fugir, utilizando o anel da moura como uma espécie de passaporte, fingindo não ouvir o chamamento da mulher, a tal “Dona que Chama”…

#Mirandela é conhecida pela cidade-jardim, devido aos milhares de flores que proliferam por toda a cidade.

 

#O concelho de Mirandela é criado em 1250, fruto do foral passado por Afonso III, mas só em 1884 passa a ter as delimitações geográficas atuais.

 

#O Complexo Agroindustrial do Cachão foi instalado em 1960 e encerrou em 1992.

MIRANDELA | Velocidade Furiosa… Em Mirandela!
MIRANDELA | A melhor alheira está aqui