#O Dia do Chocalheiro festeja-se a 26 de dezembro e no primeiro dia do ano, a partir da meia-noite, na freguesia de Bemposta. Neste ritual, as personagens são mendigos ao serviço da igreja, percorrendo a localidade a recolher esmolas, na companhia dos respetivos mordomos. O cargo do chocalheiro é leiloado todos os anos pelo mordomo da festa. Na tradição local, a atuação do “chocalheiro” denuncia uma personalidade marginal que aterroriza, mas é aceite porque contém um sentido de proteção da comunidade, sendo através dele que se normalizam certas forças estranhas que nesse período se creem desencadeadas.
#A Feira dos Gorazes realiza-se a 15 (feriado municipal) e 16 de outubro e remonta, pelo menos, ao ano de 1760. Goraz (ou Goarazel) seria um imposto pago em carne de porco (marrã) aos senhores das terras. Acredita-se que se continua a pagar o tal imposto nesses dias, comendo muita carne marrã, a que, entretanto, a posta transmontana se juntou.
#Os bordados e as rendas são possivelmente o ponto forte artesanal do concelho, sendo muito provável que, com bom tempo, se encontre pelas ruas das aldeias várias senhoras à soleira da porta nesta atividade.