# Vinhais situa-se no extremo noroeste do distrito. Concelho bastante acidentado, sobretudo a norte, onde fica a serra da Coroa e parte do Parque da Serra de Montesinho, e a este, o sopé da serra da Nogueira.
# Realiza-se a feira anual na vila, no primeiro domingo de setembro, e a Feira do Fumeiro, no mês de fevereiro.
# Na quarta-feira de cinzas, celebra-se o “Dia dos Diabos”, que consiste num grupo de rapazes que correm pelas ruas atrás das mulheres, a fim de as chicotear. Alguns entram em casa das pessoas para as agarrar, vestindo um fato vermelho e colocando na cara uma máscara de madeira para dar a entender que são o Diabo. Com este grupo de “Diabos” vem um rapaz mascarado de morte, com um fato preto e com cara enfarruscada, que quando encontra alguém na rua obriga-a a ajoelhar-se e a beijar uma colher que traz escondida.
# No dia 1 de novembro, Vinhais festeja o ritual do Dia de Todos os Santos com a “Noite dos Distúrbios”. Na véspera, à noite, começam os “distúrbios”: destruir carros e fechar as ruas com paus. Nessa mesma noite, no largo da freguesia faz-se uma fogueira que serve para assar castanhas e saltar por cima da mesma. No Dia de Todos Santos são descascadas e comidas castanhas, um ritual que se acredita funcionar contra as maleitas.
# A 25 e 26 de dezembro, decorre em Ousilhão a Festa a Santo Estêvão ou a Festa dos Rapazes. A festa é dirigida por um “rei”, que se faz acompanhar de dois rapazes – os “vassais”. O rei, no dia 25 de dezembro, juntamente com um gaiteiro, quatro “moços” e um grupo de mascarados visitam todos os moradores da aldeia, a cantar e a dançar, recebendo, em troca, uma oferenda. No dia seguinte de manhã dá-se a Missa ao Santo e de tarde a população prepara a refeição coletiva que integra a bênção da mesa pelo padre, a transferência de poderes do velho para o novo rei do próximo ano e o leilão dos géneros ofertados.