A Quinta da Malafaia abriu em 1999 e rapidamente se assumiu como uma referência das tradições minhotas em todo o mundo. Os seus arraiais são autênticos espetáculos, onde nada falta, desde as danças e cantares tradicionais aos petiscos do Minho servidos aos 2500 convivas. Uma festa única e inesquecível, que imortaliza o que o Minho tem de melhor: as pessoas, a alegria e a sua cultura.
A Malafaia é a maior referência em termos de Arraial Minhoto. Tudo é pensado ao pormenor para que nada falhe. Por isso, não é de surpreender que cada um dos mais de 20 arraiais organizados anualmente receba uma média de quase 2500 pessoas, tenha mais de 150 artistas a animar a noite e 60 funcionários a assegurar que nada falha. Números verdadeiramente impressionantes. Quem lá vai, quase de certeza que volta, até mesmo porque os preços praticados, tendo em conta a qualidade do serviço, dos espetáculos e da comida à discrição proporcionada, são perfeitamente acessíveis.
Desde maio de 1999, quando o empresário António Guimarães abriu as portas ao público, pela primeira vez, que a festa não para. Vêm visitantes de todo o Minho, de todo o país, milhares e milhares de pessoas de Espanha. Enfim, vem literalmente gente de todo o mundo divertir-se e celebrar o Minho à Malafaia. Também por esse motivo, é vulgar organizarem-se excursões em autocarro de vários pontos do país com aquele destino, até mesmo porque a localização, no coração do Minho (a dois passos da saída da autoestrada para Esposende), é igualmente excelente. E, depois, há os outros eventos, como festas de autarquias, casamentos, eventos de empresas, etc. São cerca de 100 mil pessoas por ano!
Enfim, Malafaia é festa, é cor, é luz e alegria! Em Portugal não há festa igual… e ponto final!