FREIXO DE ESPADA À CINTA | Uma janela sobre o Douro

Situado a cerca de dois quilómetros da vila de Freixo de Espada à Cinta, na margem direita do rio Douro, num local repleto de natureza em todo o seu esplendor e com uma vista deslumbrante sobre todo este panorama, encontramos o Miradouro do Penedo Durão, um local verdadeiramente mágico, mas também rico e diversificado no que à fauna e flora diz respeito.

 

Este é um local de cortar a respiração e as paisagens são absolutamente magníficas e inigualáveis. O Penedo Durão funciona como uma espécie de vigilante do Rio Douro, que deixa atrás de si esta sublime paisagem.

Este miradouro está equipado com um parque de merendas, um varandim e escadaria de acesso em pedra, permitindo uma vista espetacular sobre o rio Douro que vai recortando as xistosas serras que o abraçam, permitindo panoramas ímpares. Do alto deste penhasco avista-se toda a força da natureza da região, coexistindo, harmoniosamente, com as diversas espécies de fauna e flora, que é de máximo interesse preservar e proteger.

Este penhasco é o abrigo perfeito para vastas plantações de oliveiras, amendoeiras, pomares e vinhas. É, também, local de visita de várias espécies de aves de rapina que por lá abundam e fazem ninhos, fazendo usufruto deste penhasco que se encontra fora do alcance de qualquer predador ou mal-intencionado. Esta abundância funciona como fator atrativo a todos os observadores de aves que procuram (muito) este local por ser dos poucos sítios do mundo onde podemos ver as costas dos grifos. Apesar de haver quem ainda desconheça e acabe surpreendido – como nós ficamos-, é bastante comum vermos grandes bandos de grifos a planar muito perto das escarpas rochosas, assim como também é possível depararmo-nos com perdizes, abutres ou falcões.