Desde 1994 que o teleférico liga a cidade à montanha. Da Estação das Hortas à Penha, em poucos minutos, é possível vencer um desnível de 400 metros em cerca de dois quilómetros de viagem. Uma viagem que ficará para sempre na memória de quem a faz, tal a beleza que proporciona.
Gerido pela Turipenha, uma cooperativa em que é maioritária a Câmara Municipal de Guimarães, é considerado o teleférico em funcionamento mais antigo do país. As cabinas entraram em circulação no ano de 1994, tendo no ano seguinte atingido o record de viagens: 433 mil passageiros. Depois, o número decresceu, mas a partir de 2017 voltou a subir. Tudo parecia bem encaminhado, mas, em 2020, com a pandemia, pela primeira vez, registaram-se menos de 100 mil viagens. Mas o número destes 28 anos de viagens ininterruptas é de cerca de seis milhões! No total, até 31 de dezembro de 2020, o teleférico já tinha feito 5 258 722 viagens!
A empresa pratica um preço mais económico para os vimaranenses, mas, mesmo assim, ao contrário dos primeiros anos em que o público dominante era português, são imensos os turistas estrangeiros a querer voar até à montanha.