Lamego é umas das cidades mais antigas da Península Ibérica e é junto ao majestoso Santuário de Nossa Senhora dos Remédios que, a 8 de Setembro, se juntam milhares de romeiros numas das maiores e mais famosas romarias de Portugal.
Cartão-de-visita da bonita cidade de Lamego, o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios ergue-se majestoso ao cimo de um imponente escadório com 686 degraus, no enfiamento de uma das avenidas mais centrais da cidade.
Edificado no cimo do monte de Santo Estevão, o majestoso Santuário de Nossa Senhora dos Remédios é, a par do Bom Jesus de Braga, uma das igrejas barrocas de peregrinação mais significativas do país, juntando milhares de romeiros numa das maiores romarias de Portugal. Será assim desde o século XVI, altura em que terá começado o culto a Nossa Senhora dos Remédios.
No entanto, a devoção popular no local é muito mais antiga, remetendo para uma capela dedicada a Santo Estevão, ali erguida em 1361. Desde então, o povo das redondezas acorria à pequena capela peregrinando monte acima duas vezes durante o ano. Em meados do século XVI, a pequena capela ameaçava ruir e o então bispo de Lamego, D. Manuel de Noronha, mandou ali edificar uma outra capela com uma imagem da Virgem com o Menino ao colo, que mandara trazer de Roma pela grande devoção dos que a ela recorriam em busca de alívio para os seus males e doenças. Deu assim origem à devoção a Nossa Senhora dos Remédios.