LOUSADA | A Quinta do Vinho Verde

Acolhedores nas estações frias e um lugar tranquilo na primavera e verão. Falamos da Quinta de Lourosa, em Lousada, a cerca de 40 km da cidade do Porto. O destino ideal para uma retirada da confusão citadina, seja uma escapadinha em família ou um refúgio para um fim-de-semana. Os 30 hectares desta quinta convidam-nos a uma visita guiada às vinhas, adega e Turismo Rural, onde é possível saborear e adquirir os produtos produzidos na quinta.

 

A Quinta de Lourosa é uma âncora para a descoberta de uma região rica em monumentos românicos, antigos trilhos e miradouros no coração da Rota dos Vinhos Verdes. A propriedade tem sido passada de geração em geração, assim como a ligação ao vinho.

A Quinta pertencia a um tio-avô do pai da atual enóloga, Joana de Castro. Inicialmente a propriedade contava com quatro hectares. No entanto, Rogério de Castro e a filha, Joana, decidiram investir, aumentando as vinhas e criando um sistema de engarrafagem. Rogério de Castro foi professor catedrático de Viticultura no Instituto Superior de Agronomia e assumiu as rédeas da propriedade há mais de 30 anos. Foi ele que construiu uma nova adega e replantou a vinha usando um sistema de autoria própria, a que chamou Lys. Para além de produtora vinhateira, a Quinta promove estadias em quartos acolhedores, batizados com nomes de castas,  com direito a visita guiada às vinhas e à adega e prova de vinho. Para além disso, dispõe de piscina, um campo de ténis e as ruínas de uma capela do século XVII.