É em Mogadouro que existe uma das mais antigas feiras anuais de que há memória no nosso país. É a Feira dos Gorazes, que decorre em outubro e tem o seu ponto alto no dia 15, que é feriado municipal no concelho. A animação prolonga-se por vários dias, não faltando nomes conhecidos do mundo da música, encontros de gaiteiros e, claro, muitos petiscos para saborear, com especial destaque para a carne marrã.
Datam de 1760 as primeiras referências escritas à Feira dos Gorazes, mas há quem assegure que já antes o certame acontecia por estes lados. De toda a forma, basta essa data para fazer do evento um dos mais antigos do género do nosso país e seguramente o mais antigo de Trás-os-Montes.
Desde aí, todos os anos, Mogadouro é palco de uma grandiosa festa, que junta gente de toda a região e muitos forasteiros vindos de longe. De Espanha, por exemplo, sendo normal as línguas portuguesa e castelhana coabitarem, sem quaisquer desentendimentos. Os motivos são muitos e bons. A começar, nos anos mais recentes, pelas atrações musicais: David Antunes, Luís Filipe Reis, Quinta do Bill, Fernando Correia Marques, muitos grupos de gaiteiros (normalmente, há um encontro do género, em cada edição), grupos folclóricos, chegas de bois, mostras de artesanato, concursos de cães e de gado e provas desportivas são alguns dos acontecimentos habituais, em meados de outubro, em Mogadouro, com a duração de cerca de uma semana, sendo certo que os dias 15 (feriado municipal) e 16 são o epicentro de todas as festividades.
Fotos cedidas pela Santa Casa da Misericórdia de Mogadouro