Aquilino Ribeiro foi um escritor português que nasceu a 13 de Setembro de 1885, no Carregal da Tabosa, concelho de Sernancelhe. A vastíssima obra de Aquilino Ribeiro abrange uma série de domínios que vão do romance, da novela e do conto às memórias, aos estudos etnográficos e históricos, à biografia, à polémica ou à literatura infantil.
A casa deste escritor dá, agora, lugar à Fundação Aquilino Ribeiro, um lugar com o objetivo de promover a vida e obras literárias do autor, preservando as memórias e valorizando os bens culturais, científicos, educativos e lúdicos.
Aquilino é uma das mais características personalidades da literatura portuguesa, sendo considerado, por muitos, o maior prosador do século XX. Utilizando uma escrita muito própria, e grande riqueza, variedade e precisão, o escritor foi o que melhor desenhou com palavras a Beira, as suas paisagens, as suas gentes e os modos de falar, conferindo à sua obra um autêntico renascimento da literatura portuguesa.
A Fundação Aquilino Ribeiro serve de nome à instituição privada, sem fins lucrativos, que se situa em Soutosa, lugar onde, hoje, uma Casa-Museu dedicada pela família ao escritor constitui um importante espaço de cultura e de arte, que tem como objetivo primordial eternizar a memória do escritor.