MONTALEGRE | Arte entre Montanhas

“Arte da Terra” é um nome que remonta para dois sentidos diferentes da palavra Terra. Por um lado temos o aspeto regional que aponta para a localidade de Paradela do Rio, uma aldeia do concelho de Montalegre, e local onde o ateliê está sediado, por outro, temos o aspeto do material que é maioritariamente utilizado por estes artistas: o barro, proveniente, lá está, do solo – terra. Este é um espaço recheado de arte e artistas em todas as suas divisões.

 

O ateliê Arte da Terra está rodeado por uma paisagem de montanha verdadeiramente inspiradora, capaz de fomentar a criatividade artística destas pessoas de forma harmoniosa com os elementos naturais que os envolvem. Foram estes os motivos que levaram Maria Carvalho e José Teixeira a escolher este local como lar.

“A arte da terra é, de facto, uma energia entre oficina, casa e galeria, que surgiu de uma necessidade de criação do espaço”, conta a artesã Maria Carvalho. “O aparecimento do espaço nesta aldeia foi incrível, porque permitiu que, para além de se recuperar um espaço em ruína, se permitisse criar esta residência artística”, continua.

As representações da artista têm um caráter muito emocional, voltado para a natureza, para o amor, amizade, paixão e expressão. As suas peças transmitem emoções fortes, mas tranquilas, representando sobretudo a família, da maternidade ao amor. Utiliza materiais como pasta de barro reciclado, ferro velho, pedra, tojo, terra e até bosta de vaca.