OLIVEIRA DE AZEMÉIS | Do moinho ao pão

Em Oliveira de Azeméis existe um museu vivo composto por 11 moinhos de água totalmente recuperados. Além de ser um lugar agradável para passeios, exercício físico e turismo em geral, o parque assume-se como um espaço didático e de conhecimento para todos. O Parque Temático Molinológico de Oliveira de Azeméis localiza-se nas freguesias de Ul e Travanca, a sul da sede do município. Ocupa uma área aberta de 29 hectares, incluindo os dois rios que por lá passam, o Antuã e o Ul, seu afluente.

 

O Parque Temático Molinológico é um espaço que aproveita os moinhos de água existentes nesta região há mais de dois séculos. O espaço é composto por três núcleos: um dos principais núcleos procura recriar todo o percurso associado às atividades da secagem, moagem de cereais e ao fabrico do pão, atividade que pode ser seguida pelos visitantes, ao vivo, nestas instalações; a nível museológico, há ainda um espaço para conhecer as alfaias associadas a este tipo de artes e uma zona de multimédia. Um outro núcleo está direcionado para a indústria do descasque do arroz, que foi a evolução do declínio da primitiva moagem de cereais; por fim, o terceiro núcleo, localizado na freguesia de Travanca, aproveita a frente ribeirinha para o desenvolvimento de ações de educação ambiental e de atividades lúdicas e de lazer. O objetivo deste parque é o de entrar nos circuitos de oferta turística da região numa perspetiva de promoção do município enquanto destino turístico.

Ao entrar no parque, deparamo-nos com o edifício da receção, destinado a receber os visitantes e a adquirir mapas da zona e guias com os principais polos atrativos. A paisagem que envolve a zona é deslumbrante e o ambiente é calmo e relaxante. O cheiro a pão já se sente no ar. Encontramos o edifício do moinho mais à frente, espaço onde se demonstra a moagem tradicional dos moinhos característicos deste município.