PENAFIEL | Da Farinha à Broa

Inserido numa paisagem rodeada por flora, verdadeiramente deslumbrante, encontramos o Museu da Broa, na freguesia de Capela, no concelho de Penafiel. Este espaço é composto por seis moinhos recuperados e funcionais que transportam o visitante ao tempo em que estes constituíam um fator importante da sobrevivência dos habitantes desta região.

 

Caraterizado pela relação de contacto próximo ao espaço verde, quem visita a zona do Museu da Broa tem a oportunidade de apreciar a natureza, o património recuperado, a melodia da água que passa por entre as pedras e ainda observar o Ciclo Tradicional da Broa em dez painéis, distribuídos ao longo da rota dos moinhos. Nestes painéis vemos representadas os diferentes processos que trazem a broa à nossa mesa: o trabalho duro do campo, a alegria na eira, o movimento da moagem e, por fim, a recompensa pelo esforço de preparação das fornadas de broa. Em tempos, as mós destes moinhos trabalhavam dia e noite, sem nunca parar, para produzir a farinha que lhes dava o sustento. Atualmente, vemos os moinhos ganharem vida e o percurso deste ciclo está repleto de lembranças de um tempo que vale a pena relembrar.

O local divide-se em duas zonas, uma perto da estrada, onde é possível encontrar um pequeno parque de estacionamento e as portas do percurso dos moinhos. É uma área propícia a atividades familiares, como passeios ou até mesmo piqueniques. Encontramos a segunda zona após passar por baixo da ponte e entre um túnel. Aqui encontramos uma encruzilhada sinalizada com referências a outros percursos pedonais marcados pela região.