Paisagens deslumbrantes. O Douro, os socalcos, pequenos povoados rústicos, Caves do Vinho do Porto. E uma estrada de sonho para conduzir, garantem os entendidos. Todos estes ingredientes fazem do troço da Nacional 222, que parte da Régua e termina no Pinhão, a melhor estrada do mundo para desfrutar do prazer de conduzir. Percorra os quase 30 quilómetros e vai ter uma das melhores experiências da sua vida.
São, ao todo, 27 quilómetros. Este troço da Estrada Nacional 222 conquistou o título de melhor do mundo para conduzir. Não é conversa de café, mas bem poderia ser, que não desvirtuava as singulares qualidades desta via, que começa no centro de Vila Nova de Gaia, em Mafamude e termina em Almendra, em Vila Nova de Foz Côa. Mas o que está em causa é o percurso que vai do Peso da Régua ao Pinhão.
Trata-se de uma competição que envolveu estradas de todo o mundo. Para se ter uma ideia, no lote de estradas analisadas, estavam a californiana Big Sur ou a mítica A535, do Reino Unido (que ocuparam os outros lugares do pódio). Mas a Avis Rent a Car, empresa que encomendou o estudo, também seguiu outras vias portuguesas: a belíssima N247, que liga Colares (Sintra) a Malveira da Serra (Cascais) e a fantástica algarvia N267, que vai de São Marcos da Serra a Monchique. Mas quem ganhou foi o Norte, com este pedacinho da N222, que assim ostenta o ceptro de “World Best Driving Road”, com base numa equação matemática onde entram fatores como a aceleração, o raio das curvas, o comprimento das retas e, claro, a paisagem.