PONTE DA BARCA | Ermida perdida na montanha

Na Ermida, uma aldeia que pertence ao concelho de Ponte da Barca, encontramos, no topo de uma montanha, uma típica povoação serrana, onde a população pratica uma agricultura de subsistência, preservando uma extensa área agrícola construída em socalcos.

 

É uma das aldeias mais isoladas do Parque Nacional da Peneda Gerês e local onde podemos visitar o Núcleo Museológico da Ermida, onde estão registadas as principais características desta comunidade de montanha: a estátua-menir da Ermida e a Pedra dos Namorados.

A chegada à aldeia da Ermida é assinalada por um fantástico miradouro. Tudo o que cruza o olhar, seja paisagem, seja animais, é de cortar a respiração. Ao chegarmos ao aldeamento, avistamos gado e campo. A sensação é de paz e de tranquilidade. Parece que se descobre uma aldeia que parou no tempo, longe, tão longe do bulício citadino.

No seu interior, vemos os equipamentos que nunca faltaram nestes lugares, como as fontes e os bebedouros dos animais e, claro, marca bem minhota, os espigueiros.