PONTE DA BARCA | Poetas no jardim

Se existe um local para encontrar inspiração é o Jardim dos Poetas. O nome inicial faz homenagem a dois enormes vultos da escrita portuguesa, nascidos por aquelas bandas, mas a verdade é que todos os que lá vão sentem que é um pouco dedicado a si, a cada um. Com o Lima, do lado direito, a fazer o seu curso para a foz, o Gerês a querer aparecer, ao fundo, e uma bela ponte, a memorar a travessia, a passagem que, dantes, se fazia de barca. Assim, quem não deseja fazer poesia?

 

É um local idílico e não haveria melhor forma de estender a passadeira para entrar em Ponte da Barca. O Jardim dos Poetas é um amplo espaço verdejante debruçado sobre o Lima, um lugar que inspira tranquilidade entre as tonalidades da pedra, os recantos de sombra ou até a luminosidade do sol. Um ótimo local para um piquenique ou um simples passeio à beira-rio. A dois passos, está a praia fluvial, dotada de excelentes infraestruturas e é um bom complemento para os dias de maior calor.

É palco de espetáculos, organizados ou mesmo espontâneos, como é o caso dos Cantares ao Desafio. Mas é igualmente um convite à poesia. À leitura e, por que não, à produção. Ou não é verdade que Portugal é um país de poetas? A sê-lo, então, um dos núcleos será aqui. Com ou sem musa, inspiração é que não falta.