O Espaço Miguel Torga é um espaço cujo objetivo fundamental é a promoção, divulgação e preservação da obra do escritor. Abre portas ao público em 2015, em São Martinho da Anta, terra natal do autor, curiosamente a poucos metros da casa onde nasceu.
O edifício destaca-se não só pelo fator atrativo do escritor mas também pela sua arquitetura, obra do arquiteto Eduardo Souto de Moura. O espaço conta com uma sala de exposição permanente que narra os aspetos fundamentais da vida e obra de Miguel Torga ao longo dos seus 80 e muitos anos de existência, com uma sala aberta a exposições temporárias, um auditório para eventos e uma pequena biblioteca onde é possível adquirir as obras do autor.
O espaço atrai visitantes de todo o país e até mesmo do estrangeiro, muitos deles curiosos e interessados na literatura, mas muitos pela admiração pela arquitetura marcada pelos muros em xisto que desenham os limites do edifício. Os eventos promovidos pelo espaço são também um fator muito atrativo: desde música, festivais literários, à poesia, ao debate de ideias, investigação científica, entre outros. O espaço oferece uma programação cultural muito diversificada ao visitante, quase toda ela vocacionada para a divulgação da vida e obra de um escritor que muitos apontam como o baluarte maior da poesia nacional, embora Torga acabe por ser mais conhecido pela sua narrativa, nomeadamente os “Diários”, “Contos da Montanha” e principalmente “Os Bichos”, livro de contos estudado nas escolas portuguesas no terceiro ciclo do ensino básico, em que, a partir de metáforas de animais, constrói uma narrativa crítica e voraz da figura humana.