SANTO TIRSO | Singeverga: ora e trabalha!

Ora et labora é a máxima latina dos beneditinos. Ou seja, reza e trabalha, conselho que é seguido à letra pelos frades do Mosteiro de Singeverga, em Roriz, a dois passos de Santo Tirso. Apesar de ser de construção recente (1892), quando em comparação com outros templos, este grandioso mosteiro é uma referência nacional, também graças ao licor que ali é produzido.

 

Será fruto da oração, com certeza, mas também devido ao muito trabalho e saber acumulado que os frades beneditinos de Singeverga conseguiram produzir um dos mais afamados licores em Portugal, confecionado nos anexos de um seminário, na propriedade.

O Licor de Singeverga encontra-se por todo o país, inclusivamente nas grandes superfícies e diz quem percebe que é um verdadeiro néctar dos deuses. Ou melhor, de Deus, porque o culto, aqui, é a um só ser demiurgo e sempre foi assim entre os seguidores de São Bento, que têm como lema de vida “ora et labora”. No Mosteiro de São Bento de Singeverga não é diferente. A vida é para trabalhar e para rezar, duas atividades que dignificam a existência terrena do ser humano. E será, também, para aprender e aprimorar as capacidades do homem. Foi, provavelmente, o que se passou em relação ao licor aqui produzido.