SÃO JOÃO DA PESQUEIRA | Rua dos Gatos: a rua mais antiga

Em pleno centro histórico da vila de São João da Pesqueira, com a grandiosidade e a imponência dos seus edifícios, existe uma pequena rua com simples casas de xisto que os habitantes locais garantem, com muito orgulho, ser a rua mais antiga da vila: a Rua dos Gatos. Um dos lugares mais simbólicos e emblemáticos da vila.

 

A bonita vila de São João da Pesqueira encontra-se no coração do imenso território da Região Demarcada do Douro, a mais antiga região demarcada do Mundo – criada pelo Marquês de Pombal, em 1756 – e classificada como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO (em 2001).

Em pleno centro do núcleo histórico da vila de São João da Pesqueira, mesmo nas traseiras da Praça da República, existe uma pequena rua que é o ex-libris da vila: a Rua dos Gatos.

A pequena artéria, estreita e irregular, não chega a ter 100 metros de comprimento, mas alberga um interessante conjunto habitacional composto por pequenas casas de xisto. A rua ficou assim apelidada porque os seus habitantes enfeitaram as suas casas com gatos de faiança espalhados pelas paredes de pedra ou, então, a espreitar pelas janelas.

Contam os populares que foi a partir da Rua dos Gatos que nasceu e se desenvolveu São João da Pesqueira. Dizem os moradores da rua que foi aqui que tudo terá começado. Acredita-se que a localidade teve origem durante o período sob ocupação árabe e a estrutura daquele espaço remontará a essa época. Aquilo que se sabe, pois existem documentos, é que aquele espaço terá correspondido à antiga judiaria de São João da Pesqueira.