Sernancelhe situa-se em plena Beira Alta, na região Centro-Norte de Portugal. As paisagens, constituídas por autênticos monumentos graníticos, transformam-se em miradouros, como sucede no planalto da Lapa, pousado a mais de 900 metros de altitude. A Lapa soube manter vivos os valores, a simplicidade e a autenticidade que lhe são característicos, e isso vê-se na tradição, na gastronomia, nas motivações religiosas que marcam estas gentes.
O melhor conselho é deixar-se levar pelas descrições fabulosas de Aquilino Ribeiro, que tão bem caracterizam esta paisagem, os monumentos e os espaços que marcaram a sua infância, e aproveitar as vistas dos quatro miradouros que delimitam a área do Santuário e, também, participar no ritual religioso e visitar a gruta onde foi descoberta a imagem de Nossa Senhora.
Já quase a chegar à Lapa, somos recebidos por uma estrada com árvores de ambos os lados, concedendo-lhe um ar quase místico. A aldeia é pequena, mas tem muito para ver. Já dentro da aldeia podemos visitar um espaço museológico e interpretativo com espólio relacionado com a história, na vertente religiosa, da aldeia. O “Museu do Ex-Voto” é um ótimo ponto de partida para a visita à povoação, pois ficamos a conhecer a história que lhe deu nome, a lenda que ainda se mantém viva, e, de entre vários artefactos, destacamos os retábulos pintados à mão: os ex-votos. A Lapa reflete, também, estes investimentos promovidos, fundamentais para criar vias de acesso de qualidade, ordenar o comércio, iluminação e espaços de apoio aos visitantes. Todos estes elementos fazem com que o contemporâneo se mantenha, ainda que disfarçado, em harmonia com o património e o legado histórico de cinco séculos.