VIANA DO CASTELO | De onde se sente Viana e o Mundo

O Monte de Santa Luzia é das maiores joias do Minho. Num mesmo espaço, história, devoção, cultura e lazer são oferecidos em proporções generosas a todos. Não muito alta em tamanho, esta elevação sobranceira a Viana do Castelo é local de visita obrigatória e frequente para vianenses e visitantes de todo o mundo.

 

Falar do Monte de Santa Luzia (ou, apenas, Santa Luzia, como familiarmente os habitantes da capital de distrito o fazem) é falar de Viana ou do Minho. É o principal ex-libris da Princesa do Lima e motivo de figuração obrigatória de postal. Por devoção, investigação ou puro lazer, não faltam motivos que justifiquem uma subida ao topo.

Comecemos por aqui, justamente, dado que há três possibilidades de o fazer. A primeira é a pé, cortando caminho pelos trilhos assinalados. Uma aventura de encher os pulmões, mas também de alguma dificuldade. A outra é de carro (ou na tradicional camioneta das excursões) pelas curvas sinuosas. A terceira, a mais romântica e interessante, é pelo funicular, o elevador de Santa Luzia, que parte da Estação de Viana e que perfaz 100 anos no dia 2 de julho de 2023. Com 650 metros de extensão, proporciona a maior viagem do género, em Portugal, vencendo um desnível de 160 metros. Em suma, são sete minutos que valem bem a pena.