Vídeo Terras de Trás-os-Montes

O Reino Maravilhoso conserva mil belezas. Terra mágica, de lendas, crendices e superstições. Cada palmo representa um legado ancestral de cultura e saber, património imaterial e palpável de gente franca e honrada. As Terras de Trás-os-Montes encarnam Portugal em toda a sua essência e sabedoria.

Andámos pelo verde do Parque Biológico de Montesinho e quisemos saber o motivo da fama dos fumeiros de Vinhais. Em Vimioso, subimos ao altaneiro castelo de Algoso e contámos a história dos duendes mais portugueses, os trasgos.

Na capital de distrito, Bragança é a prova viva de que a castanha pode ser um dos pratos mais típicos e inventivos da cozinha portuguesa e em terras brigantinas, na aldeia ibérica de Rio de Onor, estivemos com um pé em Portugal e outro em Espanha. Já em Miranda do Douro, falámos mirandês e vimos os pauliteiros.

Fomos à Praia do Azibo, em Macedo de Cavaleiros, verdadeiro paraíso natural. Uns quilómetros à frente, redescobrimos o Real Filatório da Seda, em Chacim. Em Mirandela, acelerámos no kartódromo e degustámos a melhor alheira do mundo.

No interior da região, explicámos a origem da Feira dos Gorazes e apreciámos o Convento de São Francisco, ambos em Mogadouro. Na terra batizada por D. Dinis, Vila Flor, onde existe um arco a ele dedicado, fomos ao Complexo Turístico do Peneireiro. Finalmente, em Alfândega da Fé, calcorreámos as ruas, fazendo o Roteiro de Arte Urbana e fomos ao Santo Antão da Barca presenciar um pôr-do-sol incomparável.