VILA NOVA DE FAMALICÃO | Enigmind: Muito mais do que um jogo

O “Enigmind – Real Life Games”, situado em Famalicão, é um dos vários exemplos de “Escape Room” que podemos encontrar na região Norte do nosso país. Abre portas aos jogadores em 2017, e conta com duas salas: a Escape Room e a Mystery Room. O “Enigmind” realiza, também, atividades outdoor no centro de algumas cidades históricas, como o Porto, Guimarães e Braga.

 

O mundo do divertimento e entretinimento está constantemente a reinventar-se. Em 2006, surge o conceito de “Escape Room”. O jogo, tal como o nome indica, trata-se de um escape do quarto: um grupo de jogadores fica preso numa sala e deve resolver os enigmas que vão encontrando com o objetivo de conseguir abandonar esta sala. Claro que sempre com um limite de tempo. Este tipo de jogo chega a Portugal e rapidamente se espalha pelas cidades.

Em Vila Nova de Famalicão, este projeto de empreendedorismo parte da oportunidade e da necessidade e nasce das mãos de Adriana Paiva e Ana Fernandes. Contam-nos que eram apaixonadas pelo Geocaching, um jogo estilo caça ao tesouro em espaço aberto, e que decidiram criar as próprias caches, desenvolvendo-as, acabando por obter um feedback muito positivo por parte dos outros jogadores. Adriana Paiva é psicóloga e debruçou-se sobre o efeito da prática do Geocaching na vida das pessoas e na saúde mental, tendo concluindo que “vai para além de um passatempo” e que “pode ser uma coisa capaz de fazer diferença na vida das pessoas”. Foi a partir deste estudo e feedback positivo que o duo resolveu arriscar e elevar este passatempo. O enigmind abre com um público-alvo muito diversificado: desde amigos a colegas de trabalho, família, escolas e empresas, com o objetivo de aproximar estas pessoas para que melhorem o trabalho de equipa.