Nada como uma viagem de comboio até Lousado para relembrar as primeiras locomotivas a passar nas linhas portuguesas. O Núcleo de Lousado é um dos polos que o Museu Nacional Ferroviário possui distribuídos pelo país, dedicados à divulgação e preservação da história ferroviária portuguesa. Embarcar nesta aventura pelas várias paragens da cronologia do comboio é uma viagem inesquecível.
O processo de modernização da atividade ferroviária, a partir da introdução das locomotivas a diesel nas vias estreitas à volta do Porto, em 1977, tornou desnecessários os espaços que serviam de oficinas de Lousado e possibilitou o reaproveitamento de parte das instalações para albergar uma secção museológica, aberta ao público em 1979.
A escolha de Lousado para albergar este museu é resultado da modernização que os caminhos de ferros sofreram, tornando as oficinas existentes inutilizadas, mas salvaguardando todo o espólio para a criação do centro museológico que podemos visitar hoje. O Museu Ferroviário de Lousado conta a história dos transportes em Portugal, com ênfase no caminho-de-ferro e, por ser instalado num complexo oficinal nos finais do séc. XIX, retrata o processo de industrialização português. Os principais objetivos que defendem são: selecionar, recuperar, preservar, investigar, promover e divulgar o património ferroviário português. Têm um conjunto de atividades disponíveis ao visitante que vão desde visitas orientadas, vistas temáticas, o Peddy Paper “À Descoberta do Museu” e Traincacher.