O “Espaço Namorar Portugal” abre as suas portas a 31 de janeiro de 2015, sendo a primeira loja física dos produtos “Namorar Portugal”. A marca nasce como uma forma do município de Vila Verde apoiar os seus artesãos e, simultaneamente, de promover as suas obras e produtos exclusivamente minhotos. O ex-libris desta marca são os “lenços dos namorados” e esta tradição é aplicada a um leque extenso de produtos quer tradicionais, quer contemporâneos.
A história do “lenço dos namorados”, ou “lenço do pedido”, já vem desde o século XVIII, e aplica-se ainda aos dias de hoje. O lenço é fabricado a partir de um tecido ou pano de linho fino ou algodão e nele podemos encontrar vários motivos decorativos com maior ênfase para as frases em verso com erros ortográficos que se tornaram no maior elemento simbólico deste artesanato. Alguns dos elementos característicos dos “lenços dos namorados” são as pombas, que significam paz/pureza, o coração com uma chave, sinal de que o amor está fechado naquela quadra e os próprios lenços, que são autênticas cartas de amor bordadas. As raparigas apaixonadas bordavam o seu lenço e entregavam-no ao seu amado, que o passaria a usar em público como modo de aceitar o pedido da rapariga e tornar o relacionamento público. Caso não o usassem, era sinal de que o amor não era correspondido. Hoje em dia, vemos a tradição a adaptar-se, mas sem perder a sua essência. Cristina Lopes, bordadeira do Espaço Namorar Portugal, explica que “ainda se fazem lenços nesse sentido, ainda existem algumas encomendas para pedido de casamento e pedido de namoro, mas, atualmente, os lenços são peças decorativas e que assinalam datas, como o nascimento de um filho, batizado, comunhão, etc.”.
O edifício “Namorar Portugal” situa-se em Vila Verde e é um espaço criado pela Aliança Artesanal com o objetivo de apoiar as iniciativas de artesãos, centros ou cooperativas de artesanato, de forma a valorizar a cultura local, preservando-a. Promover e divulgar os produtos para exportação é outra das preocupações desta entidade. O espaço conta com uma área de exposição, um atelier para as bordadeiras e uma loja com uma variedade muito rica de produtos minhotos. Desde os tradicionais lencinhos a produtos contemporâneos, como guarda-chuvas, sapatos, vestuário, canecas, porta-chaves e muito mais.
O mês de fevereiro é marcado por um leque de atividades promovidas pelo espaço. Desde desfiles de moda a workshops, saraus culturais e apresentação de novos produtos Namorar Portugal. Durante cerca de um mês, estão agendadas mais de 100 iniciativas inspiradas nos sentimentos e afetos dos “Lenços dos Namorados”. Um dos eventos mais significativos acontece no dia 14 de fevereiro (Dia dos Namorados): trata-se de uma gala para os criadores de moda, onde são apresentados, em desfile, algumas peças alusivas ao “lenço dos namorados”. Os três melhores designers/artesãos podem ganhar prémios até 1000 Euros. Também a 14 de fevereiro a indústria de loiças “Vista Alegre” lança, em parceria com o espaço, uma peça inspirada no design nestes lenços. No resto do ano continua a ser possível entrar em workshops e formações de bordados, no sentido de atrair “gente nova” que mantenha a tradição viva.