VIZELA | A mais velha aliança tem 650 anos

Foi no dia dez de Julho de 1372, tempo em que ainda se vivia sob o regime monárquico, que se celebrou o tratado de Tagilde. Este foi o primeiro tratado luso-britânico a ser assinado, entre o Rei D. Fernando e os emissários do Duque de Lencastre, João de Gente. Este tratado, assinado na altura da guerra dos 100 anos, definia alianças militares entre os dois reinos, proveio de um interesse político-militar e é de tamanha importância por ter sido o primeiro dos vários tratados com Inglaterra, aliança que dura há já quase 650 anos.

 

Apesar de não se saber ao certo o porquê deste tratado ter sido assinado em Tagilde, sabia-se que o Rei D. Fernando estava pelo Norte do país. Nesse mesmo ano, D. Fernando queria casar com Dona Leonor Teles, que já era casada, situação que não era bem aceite em Lisboa, forçando o Rei a refugiar-se no Norte. Eventualmente dá-se a anulação do casamento de Dona Leonor e, em maio, casam no Mosteiro de Leça do Balio. Um mês mais tarde, chega a confirmação do Tratado de Tagilde, através do Tratado de Londres.

Durante séculos, este tratado caiu no esquecimento por não constar em lado nenhum a referência de que tinha sido assinado em Tagilde. Apenas em 1952 o historiador Sérgio da Silva Pinto, que estava a realizar pesquisas em torno de tratados, teve acesso ao documento original que se encontra, atualmente, em Londres. Com este documento confirma-se que, de facto, este tratado teria sido realizado em Tagilde, junto da Igreja de S. Salvador. Como celebração, a Câmara de Guimarães (na altura, Tagilde ainda pertencia ao concelho vimaranense) mandou colocar o Padrão do Tratado de Tagilde na data do aniversário que marca a aliança entre os dois países.